O tratamento medicamentoso ocorre em 3 fases

O tratamento dos transtornos mentais envolve diversas abordagens dependendo de cada caso e cabe ao psiquiatra o manejo medicamentoso, a indicação de terapias complementares e a interlocução com equipe multidisciplinar dos profissionais.


O atendimento envolve o paciente de modo individualizado ou pode ocorrer em abordagens psicoterápicas em grupo quando indicado. Avaliações dos diferentes contextos (familiar e social) podem ser necessárias. Especialmente na infância, pode ser preciso prestar assistência a outros membros da família (acompanhamento dos pais, terapia do grupo familiar), e à assistência à escola, entre outros.

O uso de medicamentos com ação no sistema nervoso central (psicofármacos) é frequentemente utilizado na intenção de intervir no curso do neurodesenvolvimento patológico e promover a recuperação. A busca de um tratamento individualizado é sempre recomendada diante das diferentes caraterísticas individuais (genética, ambiental, metabólica entre outras) sem desconsiderar os atuais protocolos internacionais de tratamento psicofarmacológico. 

 

Há 5 anos na Granja Vianna, agora com atendimento no The Square Open Mall.